quinta-feira, 23 de abril de 2015

Decore seu próprio bolo

Uma idéia muito legal para chá de panela, aniversários surpresa, aniversários de criança, para que os convidados deixem suas mensagens ou a própria criança decore o seu bolo. 
Ele vem coberto com pasta americana branca e com 5 canetinhas de cores diferentes de tinta comestível.
É uma opção que agrada adultos e principalmente as crianças, que ficam enlouquecidas e, certamente, deixa a festa muito diferente e animada!


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Como temperar o chocolate


Quando derretemos um chocolate puro, aquele que contém manteiga de cacau em sua composição, precisamos fazer a sua temperagem. Essa técnica garante que o chocolate, depois de derretido, se solidifique novamente, mantendo suas características originais, como cremosidade, brilho e sabor. Se o derretimento e a temperagem não forem feitos de maneira correta, o resultado é um chocolate esbranquiçado, melado e provavelmente com uma validade comprometida.
É bom lembrar, que a temperagem só é necessária fazer, se formos usado chocolate puro, como para fazer ovos de páscoa, bombons, ou formos banhar algo nesse chocolate.
O chocolate tipo "cobertura", que não contém cacau, apenas gordura hidrogenada, não necessita da temperagem. Mas, como já vimos, é bom ficarmos bem longe desse veneno. A técnica é delicada, mais trabalhosa, mas a nossa saúde merece!

Então vamos à técnica:
1. Coloque o chocolate que você acabou de derreter, em uma pedra de mármore, deixando 1/4 na vasilha.
2. Com uma espátula larga, faça movimentos de fora para dentro da pedra, espalhando este chocolate e assim, baixando a sua temperatura. Faça isso até que ele atinja 28*C. Se você não tiver um termômetro, essa é uma temperatura fria ao tocarmos com o dedo.
3. Em seguida, precisamos elevar essa temperatura até 30*C. Para isso junte aquele 1/4 de chocolate que foi deixado quente na vasilha.
4. O chocolate está pronto para ser usado.




segunda-feira, 20 de abril de 2015

Como derreter chocolate?


Podemos derreter chocolate de duas formas: no microondas ou em banho maria.

1. Para derretê-lo no microondas, pique o chocolate com uma faca grande e coloque 30 segundos. Abra, mexa, deixando que o calor da tigela ajude a derreter. Coloque mais 30 segundos e proceda da mesma forma. Continue assim de 30 em 30 segundos até derreter e atingir 45*C. Mas cuidado: o chocolate queima muito fácil! Ele deve ficar brilhante, como na foto acima. Se ele empelotar é porque passou do ponto e queimou. Aí não podemos mais usá-lo para banhos, como para bombons, coberturas com ele puro, mas movemos aproveitar fazendo mousses, ganaches, etc. Se for chocolate branco, coloque de 20 em 20 segundos, pois, por ter mais manteiga de cacau, queima mais rápido. Pode-se, é usar um termômetro próprio para chocolate.

2. Para derretê-lo em banho maria, pique o chocolate com uma faca grande, coloque em uma panela e leve ao banho maria. Se você não tiver uma panela própria para banho maria e for usar uma panela sobre a outra, tome muito cuidado para que a água e o vapor quando ferver, não vão para dentro da panela onde está o chocolate, porque senão ele endurece e você não poderá mais usá-lo.

Existe no mercado, panelas bem simples, próprias para banho maria, que vale a pena ter em casa. 




E para quem gosta de cozinhar doces e está sempre derretendo chocolate para suas receitas, existe as panelas elétricas próprias para chocolate que são ótimas!




Bolo toy story


sexta-feira, 17 de abril de 2015

O que é chocolate fracionado?


Antes de fazer essa pesquisa, o que eu sabia sobre chocolate fracionado era que esse chocolate era aquele muito mais fácil de trabalhar por não precisar fazer a temperagem, porém, de gosto não tão bom quanto um chocolate puro, aquele que precisa fazer o choque térmico.
Segundo a lei n*229/2003 de 2007, um produto para ser chamado de chocolate, deve conter no mínimo 43% de matéria seca total de cacau, dos quais, 26% de manteiga de cacau. Quanto mais cacau, mais amargo e mais saudável.
Aqueles produtos que vem escrito na embalagem "cobertura" ou "fracionado" contém pouquíssima ou nenhuma porcentagem de massa de cacau, são os chamados chocolates fracionados ou hidrogenado. O que eles contêm é uma fração de gordura chamada de gordura hidrogenada, a qual pode ser um veneno à nossa saúde.
Essa gordura, chama-se oficialmente ácido graxo trans. É uma gordura insaturada que sofre um processo de hidrogenação das gorduras vegetais.
E ela não está presente só nos "chocolates fracionados", mas também em todos os chocolates em uma porcentagem menor, na batata frita, nas bolachas e bolos industrializados, salgadinhos, sorvetes, pipocas de microondas, margarinas e em muitos outros produtos industrializados. No Brasil não se encontrou nenhum chocolate que não contivesse essas tais gorduras, com exceção de algumas linhas gourmet, muito mais caras.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Wake Forest, nos EUA, acusa a substância de ser a responsável pela gordura viceral, podendo desencadear síndromes metabólicas, diabetes, pressão alta, entre outros problemas sérios.
Uma segunda pesquisa, publicada pela revista especializada New England Journal of Medicine, alerta que consumir 5g diárias desse tipo de gordura aumenta em 25% o risco de doenças cardíacas.
O assustador é que no Brasil, estima-se que o consumo diário per capta dessa gordura, seja de 6,6g, um absurdo levando em consideração que o recomendado pela OMS seja de no máximo 2g diários.
No Brasil, o seu uso ainda   não está proibido, como na Dinamarca, Suíça e alguns estados dos EUA, porém é obrigatório conter na embalagem a sua quantidade.
Conclusão: enquanto mudanças na indústria alimentícia não vêm, vamos diminuir o consumo de produtos industrializados e NUNCA consumir o famoso chocolate cobertura, fracionado ou hidrogenado.

Fonte: www.revistavivasaude.uol.com.br; www.ickfd.com.br


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Chocolate faz bem à saúde

Existe hoje no mercado, chocolates para todos os gostos, mas é o chocolate amargo ( com no mínimo 60% de cacau) que nos traz benefícios.
O chocolate amargo traz em sua composição, vitaminas (A, E, B1,B2, B3, B6, B12), ácido fólico, minerais (magnésio, cobre, potássio, zinco, cálcio, manganês), antioxidantes conhecidos, como os flavonóides, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição da pressão arterial, prevenindo alguns tipos de cânceres, inflamações e auxiliando na resposta imune.
Algumas pesquisas dizem que o consumo de cacau também aumenta a concentração de HDL (colesterol "bom") e diminui a concentração de LDL (colesterol"ruim") nos vasos sanguíneos.
Estudos também demonstram que esses flavonóides podem promover a diminuição do peso corporal, auxiliando no tratamento de obesidade, devido à liberação de serotonina, moderando a compulsão alimentar e a ansiedade.
A serotonina é responsável pela regulação do humor, gerando uma sensação de bem estar, e no aumento da capacidade relaxante.
Vale ressaltar que esses dados são fonte de pesquisa e, por isso, é necessário que haja mais estudos para tal comprovação.
É importante destacar que a quantidade é determinante na saúde, independente do benefício que o alimento traga. No caso do chocolate, basta um quadradinho por dia (cerca de 5g), após o café da manhã ou almoço, para se ter todos os benefícios.

Fonte: www.nutricaoevoce.com.br

terça-feira, 14 de abril de 2015

Olá!

Depois de um ano longe, estamos de volta ao blog! Obaaaa!!!
No ano de 2014, devido à super correria, a Gâteau Glacé esteve com os trabalhos divulgados apenas no Facebook. Tivemos um resultado muuuito legal ( que loucura é esse facebook), mas este ano estaremos em várias redes sociais. 
Aqui, estaremos diariamente dividindo receitas, dicas, idéias, novidades, tudo sobre o mundo delicioso da confeitaria! 
Bem vindo!